Utensílios de Cozinha

É mais fácil cozinhar quando se tem os utensílios corretos para as diversas tarefas que devem ser realizadas em uma receita.  Ressalto que são sugestões de equipamentos básicos para serem utilizados no dia-a-dia, na cozinha de sua casa e não em uma cozinha profissional.

MEDIDORES

Os utensílios de medição são imprescindíveis na cozinha e as proporções utilizadas em uma receita poderão afetar o resultado pretendido. Optamos em utilizar medidas caseiras em todas as nossas receitas desse blog com a finalidade de facilitar a execução por parte do maior número de pessoas, já que com elas, é mais fácil trabalhar na cozinha, mas é essencial a utilização de jogos de colheres e xícaras medidoras padrão, além da jarra medidora.

Com esses utensílios há maior equilíbrio em relação ao resultado de cada receita. A xícara sempre terá 240 ml, uma colher de chá 5 ml e assim por diante.
Vale o investimento em jarras, xícaras e colheres medidoras, para que se tenha um bom resultado na produção das receitas.

MIXER 

Alguns utensílios e aparelhos são mais adequados para determinadas tarefas do que outros, como é o caso do mixer de mão.

O mixer possui um conjunto de lâminas na ponta de sua haste que podem ser inseridas diretamente nos recipientes e o cozinheiro poderá movê-las de forma a triturar todo o alimento sem a necessidade de adicionar líquidos. Essa técnica simples faz com que o alimento tenha a consistência ideal para ser utilizado de maneira adequada.

A utilização do mixer faz toda a diferença na elaboração dos purês, como por exemplo o purê de inhame, que utilizamos em substituição aos ovos ou os purês de batata inglesa ou batata doce que utilizamos como a base de alguns de nossos Pães de Q e Docinhos.

LIQUIDIFICADOR

O liquidificador possui a capacidade de cortar, picar e misturar os alimentos até formarem uma emulsão intensamente fina e sedosa.

Na grande maioria de nossas receitas, recomendamos a utilização do liquidificador como uma etapa fundamental para que o resultado final das produções seja satisfatório.

O uso do liquidificador irá evitar que, como por exemplo, o Bolo de Chocolate fique com pequenos grumos de purê de inhame, já triturados pelo mixer, mas que ainda pode conter pequenos grânulos do alimento.

A emulsão formada com o movimento mecânico das lâminas do liquidificador é que proporcionará a textura adequada de bolos, pães, doces, coberturas, cremes e queijos, conforme as recomendações de cada receita. É um utensílio imprescindível em nossa cozinha.

É preciso cuidado ao manusear o liquidificador usando alimentos quentes, principalmente durante o processo de elaboração de alguns leites (extratos) vegetais. Ao bater alimentos quentes, o vapor poderá se acumular no copo do aparelho e forçar a tampa violentamente para fora e espirrar o alimento por toda a cozinha.

Para usar o liquidificador com segurança no momento de bater alimentos quentes, utilize uma peneira e separe os alimentos sólidos e líquidos. Coloque os sólidos no copo do liquidificador e acrescente a medida de 1 (uma) concha de líquido, deixe dispersar o excesso de vapor. Comece a bater em velocidade baixa e aumente gradualmente. Coloque o restante do líquido, deixe dispersar o excesso de vapor e bata até formar uma emulsão. Assim você evitará acidentes em sua cozinha.

FOUET

Alguns utensílios podem garantir o sucesso de muitas receitas.

Para a adequada execução da maioria de nossas produções, vale o investimento em um bom batedor de arame (fouet).

A utilização do fouet faz toda a diferença na elaboração das receitas sem glúten, pois ele auxilia a injetar ar nas massas, ao mesmo tempo em que agrega os ingredientes.

Para misturas mais grossas como pães e bolos, dê preferência ao fouet com menos fios. Já para misturas mais leves, como cremes e coberturas, dê preferência ao fouet com mais fios.

TIMER

Muitas vezes ao cozinhar, combinamos ingredientes e os aquecemos até que eles se transformem no que pretendemos. Por essa razão, o tempo de cozimento afeta diretamente o resultado que desejamos.

Mais um utensílio necessário em uma cozinha é o timer.

Pode parecer bobagem, mas com ele você vai controlar a duração do cozimento em andamento e evitar que se distraia com outras atividades.
O erro culinário mais comum é exatamente não controlar o tempo de cozimento de maneira adequada, cozinhando os alimentos por pouco ou muito tempo.

Vale usar o timer do celular e até do despertador, o que não vale é perder uma receitinha por esquecer de medir o tempo!