O que são Traços?

O que são traços?

A nutricionista Juliana Marçal explica:

juliana marçalI“Os alimentos industrializados podem conter traços de alimentos alergênicos, que não estão na lista de ingredientes do rótulo. Neste caso, o que é “traços”? Traços é uma quantidade muito pequena de um alimento. A transferência dos traços de alergênicos ocorre através da contaminação cruzada  durante a cadeia produtiva: do plantio a comercialização, principalmente na manipulação de alimentos.
Por exemplo, o fubá é derivado do milho, um alimento originalmente sem glúten. Mas se for armazenado ou envasado em um mesmo local que a farinha de trigo, que contém glúten. O fubá será contaminado por traços de glúten e nesse caso passará a ter glúten.
Outro exemplo são os casos de maquinário compartilhado, uma industria produz um bolo que contém leite em sua composição, normalmente é realizado um procedimento de higienização a cada ciclo de produção. Posteriormente, no mesmo maquinário será produzido um pão sem leite. O pão apresentará traços de leite, pois a higienização não é eficaz na eliminação de vestígios das proteínas do leite.
Alérgicos alimentares, muito sensíveis, podem apresentar reações alérgicas aos traços de alimentos alergênicos. Por isso sempre leia os rótulos dos alimentos e consulte o médico ou nutricionista que acompanha a criança ou adulto alérgico, para liberação do consumo desses produtos.”

Referência:

American College of Allergy, Asthma & Immunology. Food allergy: a practice parameter. Ann Allergy Asthma Immunol. 2006. Anvisa, Perguntas e Respostas sobre Rotulagem de Alimentos Alergênicos, Brasília/DF, 3 edição, 2016.