Cuidado com os Produtos “Zero Lactose”

Faz parte da rotina de grande parte das pessoas com alergia às proteínas do leite de vaca, receber em alguns locais onde são disponibilizados a venda produtos alimentícios, a recomendação em adquirir para seu consumo, produtos “zero lactose”. De forma a equiparar a informação constante na embalagem do produto “zero lactose”, como sendo sinônimo de “zero proteínas do leite”.

Tenha muito cuidado ao se deparar com produtos “zero lactose”, pois muitos deles possuem as proteínas do leite. A leitura dos rótulos, da relação de ingredientes e a verificação se o produto realmente é isento de proteínas do leite é fundamental. Vários produtos “zero lactose” não podem ser consumidos por alérgicos às proteínas do leite, pois são destinados às pessoas que possuem intolerância à lactose.

A nutricionista materno-infantil Juliana Marçal esclarece:

juliana marçalI“Os produtos “zero lactose” são adicionados da enzima lactase, para que seja digerida antes do indivíduo consumir. Na maioria desses produtos o carboidrato é digerido, mas as proteínas do leite continuam intactas e presentes nos alimentos, podendo causar reações graves nas pessoas com alergia às proteínas do leite de vaca. Sendo assim, a maioria dos produtos “zero lactose”, não devem ser consumidos por alérgicos ao leite, mas podem ser consumidos por intolerantes à lactose.”

Se ao ler o rótulo, você ainda tiver dúvidas sobre a presença de proteínas do leite no produto “zero lactose”, é preciso que você realize o contato telefônico junto ao SAC da empresa, a fim de se certificar sobre a isenção de proteínas do leite antes de utiliza-lo, consumi-lo ou oferecê-lo a uma pessoa alérgica à proteína do leite de vaca.

Referência:

Manual de orientação sobre a alimentação escolar para portadores de diabetes, hipertensão, doença celíaca, fenilcetonúria e intolerância a lactose / [organizadores Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos…[et al.] – 2. ed. – Brasília : PNAE :CECANE-SC, 2012.