Conhecimento -Daisy Fortes

Conversamos com Daisy Fortes, presidente da Associação de Pacientes com Síndrome Látex Alimentos – SLA, administradora das páginas Síndrome Látex Alimentos – SLA e Instituto Luz dos Olhos Meus – ONG formada com intuito de adestrar cães guias e conscientizar sobre inclusão.

Daisy, qual a importância de promovermos ações de sensibilização sobre alergia alimentar e esclarecermos às pessoas em geral o que é a Síndrome Látex Alimentos?

” Conhecimento liberta! Por que meu maior objetivo nisso tudo creio que seja alertar sobre perigos que ninguém ainda está atento. Embora pouco conhecida, a Síndrome Látex Alimentos não é rara, e a cada dia mais pessoas vem sendo diagnosticadas.

O látex é uma seiva natural extraída de vegetais, mais comumente da seringueira embora esteja presente em diversas plantas.semana (52)

Possui muitas proteínas as quais são iguais ou semelhantes as proteínas de muitos alimentos, o que confunde o sistema imune do alérgico e faz com que ocorram reações cruzadas a alimentos ou vice versa, alérgicos a alimentos, especialmente as frutas e castanhas, podem também passar a reagir ao látex.

Existe um grupo de alimentos que tem reação cruzada mais direta com látex como a banana, as frutas cítricas, as castanhas e a mandioca, mas praticamente qualquer alimento com proteínas pode estabelecer esta relação pois uma vez que reagimos a 1 alimento podem haver reações cruzadas a outras proteínas deste também, o que faz com que muitas pessoas com Síndrome Látex Alimentos – SLA tenham dieta extremamente restrita.”