Compreensão – Cecilia Cury

Conversamos com Cecilia Cury, advogada, graduada em direito pela PUC/SP, com mestrado e doutorado em Direito Constitucional também pela PUC/SP. Professora assistente de Direito Constitucional na PUC/SP. Desde 2014, coordena a campanha Põe no Rótulo, que objetiva sensibilizar a sociedade para o tema da alergia alimentar e garantir que o direito à informação da população com alergia alimentar seja assegurado.

Cecilia, diante de toda a sua experiência e militância, qual a relevância de promovermos uma semana de conscientização sobre alergia alimentar e quais os maiores desafios que enfrentamos em garantir a efetividade ao acesso à informação?semana (34)

“A semana de conscientização é uma excelente maneira encontrada por associações internacionais para chamar a atenção para um tema que é tão importante para quem convive diretamente com a alergia alimentar, mas que, muitas vezes, é pouco conhecido pelas demais pessoas.

A gente vive pedindo mais empatia, mas, para que o outro se coloque em nosso lugar (ou de nossos filhos), é fundamental que compreenda melhor o que significa ter alergia alimentar, qual impacto para sua família, quais os cuidados que devemos ter.semana (35)

Um aspecto muito importante que deve ser destacado é que o tratamento da alergia alimentar envolve necessariamente o cuidado com a alimentação, que, muitas vezes, exige a exclusão total de um dado alimento (ou mais) da dieta da pessoa. Considerando que nem sempre consumimos produtos in natura, que recorremos a matéria-prima industrializada e também alguns alimentos processados, é fundamental que os rótulos dos produtos tragam as informações de modo claro, compreensível e completo.

Com o tempo, a gente percebe que difícil mesmo não é a dieta em si (há opções saborosas e nutritivas), mas saber quais são os produtos que podemos comprar para alimentar nossas famílias com segurança.”