Amamentação para bebês com Alergias Alimentares

O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo inclusive água, fatores de proteção contra infecções comuns da infância, sendo isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Dentre as vantagens comprovadas, destacam-se o valor nutricional, o imunológico: presença de IGA (Imunoglobulina A) secretora, lactoferrina e anticorpos, além de haver o menor risco de contaminação e o maior vinculo afetivo entre mãe e filho. Assim, o aleitamento materno, além de favorecer o desenvolvimento saudável das crianças, diminui a morbimortalidade infantil.

Quando existe a suspeita de alergia alimentar , a amamentação não deve ser suspensa e sim estimulada, tendo em vista todos os fatores benéficos relatados anteriormente. Nesse caso, a mãe deverá entrar em dieta de restrição alimentar, não podendo consumir nenhum alimento que contenha o(s) alérgeno(s) em questão ou mesmo traços deste, que são porções ínfimas de alérgeno(s) que podem contaminar um dado alimento pelo compartilhamento de utensílios quando do preparo (seja em casa ou na indústria).

O leite humano é composto por proteínas ingeridas pela mãe como leite de vaca, soja, ovo, trigo, dentre outras, sua presença é identificada poucas horas após o consumo do respectivo alimento, e sua concentração não está relacionada com a quantidade ingerida.

Vale destacar que as manifestações clinicas da alergia alimentar (AA) são variadas e dependem das características do individuo, tipo de alimento desencadeante e mecanismo fisiopatológico envolvido. Os mecanismos mediados por IgE são responsáveis pela maioria das reações de hipersensibilidade alimentar, caracterizando as reações imediatas. As reações não dependentes de IgE (mediadas por células) podem envolver mecanismos imunológicos e acometem principalmente o trato gastrintestinal, o sistema articular e pulmões. Nestas, o tempo decorrido entre a ingestão do alimento desencadeante e as manifestações pode atingir até 72h, o que pode dificultar a relação entre os sintomas clínicos e a ingestão do alimento.

Em aleitamento materno as reações podem vir até mesmo dias depois do consumo, pela mãe, do alimento contendo alérgeno. Recomenda-se a utilização de diário alimentar contendo: alimentos ingeridos pela mãe e pelo bebê, características de sono, de apetite, de fezes e até mesmo de humor. Essa atitude pode ajudar a evitar restrições desnecessárias na dieta e até mesmo o desmame.

A dieta de restrição alimentar depende da segregação de utensílios livres de alérgenos dos demais, da leitura atenta de rótulos e ligações no SAC de produtos industrializados, tendo em vista que legislação brasileira não exige a rotulagem de alérgenos nas embalagens e nem a indicação do risco de presença de traços.

A fim de evitar contaminação, toda a comida ingerida pela mãe e pela criança deve ser elaborada em casa, utilizando panelas, esponjas e utensílios que nunca tiveram contato com o alérgeno alimentar, evitando assim a contaminação cruzada.

Para evitar carências nutricionais, a nutriz deve procurar um bom nutricionista que possa auxiliar nas substituições de alimentos na dieta e suplementos a serem utilizados.

Daniara Pessoa. Especialista em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Consultora em Amamentação. Graduanda em Nutrição na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Email: daniarapessoa@yahoo.com.br.

Um comentário sobre “Amamentação para bebês com Alergias Alimentares

  1. Roberta disse:

    Gostei muito do site, estou amamentando e meu filho é alérgico a leite, faço dieta de exclusão do leite, e essas receitas são muito interessantes, amei!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s