A solidão nas restrições alimentares

É preciso falar sobre a relação entre solidão e restrição alimentar. Bauman disse que “estamos todos numa multidão e numa solidão ao mesmo tempo”. Apesar do contexto do pensamento dizer respeito ao modelo de nossas relações pessoais na atualidade, a frase poderia ser aplicada perfeitamente a realidade das pessoas que possuem necessidades alimentares especiais e seus familiares. .

Após o diagnóstico, há uma lista interminável de atividades que precisamos reaprender. Mas a adoção de uma nova dieta é apenas o primeiro capítulo de uma longa história. Um fator muito importante é o contexto das relações familiares, profissionais e sociais nas quais o indivíduo que convive com a restrição estará inserido nessa nova fase de sua vida. .

O alimento permeia toda a nossa história, a nossa memória e as nossas interações sociais. A restrição ao alimento alergênico gera um grande impacto em nossa rede de relações familiares e de amizade. A realidade é que seria um erro reduzir toda a complexidade do diagnóstico de uma necessidade alimentar especial ao simples aspecto da restrição de ingestão do alimento alergênico. .

Em uma sociedade marcada pela indiferença alimentar em relação ao outro, a solidão é um sentimento que insiste em fincar raízes nas pessoas que são diagnosticadas com uma necessidade alimentar especial e os familiares que convivem diretamente com essa condição. A solidão pode se manifestar na escola, com o companheiro, com as melhores amigas. Podemos estar em uma mesa repleta de familiares, mas estaremos sempre solitários, pois as nossas dores são invisíveis aos olhos de uma maioria que insiste em minimizar os efeitos e dificuldades dessa situação. .

É preciso criar redes de apoio para falarmos sobre nossas dores. É preciso respeitar o complexo processo de compreensão de nossos sentimentos e reconstrução das relações familiares. Enfim, é preciso humanizar o debate sobre o tema, se desejamos realizar um verdadeiro Movimento de inclusão alimentar.

Por Carla Maia.

banner blog (7)