Bolo Mousse de Chocolate

menubacana.com (1)

ICONES (23)

Ingredientes – Massa

1 xícara (chá) de farinha de arroz

3/4 xícara (chá) de fécula de batata

1/4 xícara (chá) de polvilho doce

1 colher (café) de goma xantana

1 e 1/2 xícaras (chá) de leite de inhame

1 e 1/2 xícaras (chá) de chocolate em pó sem glúten, sem leite, sem ovos e sem soja

1 xícara (chá) de açúcar demerara

1/4 xícara (chá) de óleo vegetal

2 colheres (sopa) de purê de inhame

1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada

2 colheres (sopa) de essência de baunilha

1 e 1/2 colheres (sopa) de fermento em pó

Ingredientes – Cobertura

3 xícaras (chá) de leite de inhame

1/2 xícara (chá) de açúcar demerara

3/4 xícara (chá) de chocolate em pó sem leite

1 colher (sopa) de óleo vegetal

2 colheres (sopa) de amido de milho

Modo de Preparo – Cobertura

1. Reserve 1 xícara de leite de inhame.

2. Em uma panela, leve ao fogo 1 colher (sopa) de óleo, 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara, 3/4 xícara (chá) de chocolate em pó e 2 xícaras (chá) de leite de inhame. Após levantar fervura, mexa por 5 minutos.

3. Dissolva as 2 colheres (sopa) de amido de milho em 1 xícara de leite de inhame reservada anteriormente e acrescente à calda.

4. Mexa sem parar, até formar a consistência de mousse. Desligue o fogo e reserve.

Modo de Preparo – Massa

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus (temperatura média).

2. Em um recipiente, junte a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho doce e a goma xantana e mexa bem até uniformizar as farinhas.

3. Bata no liquidificador todos os ingredientes, com exceção do fermento, até formar uma mistura homogênea.

4. Junte a mistura ao mix de farinhas e mexa até formar uma massa homogênea.

5. Acrescente o fermento e mexa delicadamente.

6. Coloque a massa em uma forma redonda de 20 cm de diâmetro, untada, e leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 35-40 minutos ou faça o teste do palito.

7. Retire do forno, aguarde esfriar.

8. Espalhe delicadamente a cobertura de mousse sobre o bolo e sirva.

CURSO BRIGADEIRO SEM LEITE

56 comentários sobre “Bolo Mousse de Chocolate

  1. Carla Maia disse:

    Oi Wesley! A medida da xícara é de 200 ml. Você poderá substituir o amido de milho por araruta. A goma xantana poderá ser substituída pela mesma quantidade de CMC ou goma guár.

  2. Wesley Moreira disse:

    Olá! Tenho três dúvidas:
    1 – a medida de xícara pode variar? Pergunto porque, visualmente, os modelos de xícara aparentam ter pouca diferença no tamanho. Isso pode influenciar o ponto da massa?
    2 – meu filho é alérgico ao milho. Li que a fécula de batata e o polvilho doce são substitutos do amido de milho. Será que se substituir o amido de milho da cobertura por um desses dois chegarei no mesmo resultado?
    3 – li que a goma xantana é obtida do milho. Qual o seu substituto?

  3. Luciane disse:

    Boa tarde!
    Vou começar hije nesse universo sem glutem, sem leite ja estou há 1 ano.
    Vou fazer o bolo com ovos, posso usar quantos? E pra que serve a goma xantana, posso substituir pois não tenho?
    Muito obrigada!
    Luciane

  4. Vanessa disse:

    É impressa minha ou tá sobrando 1/2 xícara do leite na cobertura?
    Fala pra separar 1 xícara e acaba de usa 1/2 xícara pra dissolver o amido.
    Obrigada por dividir suas receitas, gratidão!
    <3

  5. VALERIA DE ALMEIDA LEONARDO CUSTODIO disse:

    Essa receita é maravilhosa fiz uma vez e deu errado, tentei novamente, fiz a metade da receita ficou muito bom.Amo suas dicas vc conseguiu me conquistar com inhame que era muito desprezado aqui em casa, agora virou rei.Obrigada! Tenho muitas dificuldades pra adaptar receitas sem ovo, sem glutém e leite .

  6. Carla Maia disse:

    Oi Bianca! Sim, a massa ainda está crua. Você preaqueceu o forno? Ele tá ok? Conferiu o gás? Colocou a quantidade de líquidos recomendada? Deixe no forno mais 5 minutos e confira se já assou. Se a massa ainda estiver crua, acrescente mais 5 minutos e vá conferindo. 😉

  7. Bianca da Costa disse:

    Boa noite!!

    Estou fazendo o bolo nesse exato momento, e segui a receita toda, sem substituir nada!!
    E o bolo ja esta no forno a mais de 40 min e enfiei uma faca agora e ela saiu umida, ou seja, será que ele ainda está cru por dentro!??

  8. Carla Maia disse:

    Oi Viviane! De um modo geral, você poderá substituir o purê de inhame nas receitas de bolos sem glúten por 4 ovos. 😉

  9. viviane disse:

    Olá, tenho problema com glúten e leite mas não com ovo! Em vez de purê de inhame posso usar ovo mesmo? Em que proporção?

  10. Carla Maia disse:

    Poxa Jocimara, que pena! Mas a quantidade de ingredientes é adequada. Esse bolo é mais estruturado, mas não fica duro, pelo contrário, bem fofinho! Você usou a quantidade de líquidos recomendada? 😉

  11. Jocimara disse:

    Meu bolo ficou duro como pedra! É muita farinha de arroz para apenas um bolo! Quis confiar na receita e desperdicei tempo e produtos!

  12. Nana de Jesus Marques disse:

    Olá tenho uma filha que só pode comer alimentos naturais. Ela já usa o óleo de coco o sal rosa o açúcar tb tem que ser natural.Eu também uso o óleo de coco, o sal rosa e óleo de girassol.Eu tenho dificuldades e ela também, para encontrar receitas de bolo e de outros alimentos, que sejam totalmente naturais. No meu caso eu tive alergias terríveis, seguidas de urticárias. Graças a Deus está estacionada.Porem ela, chega a ter convulsões, se teimar em comer alimentos que não seja totalmente naturais. Atualmente ela está em tratamento natural, com uma nutricionista, e graças a Deus, vem dando tudo certo. Obrigada.

  13. Dafne disse:

    Olá! To louca pra fazer a receita, mas ainda catando os ingredientes… O óleo pode ser de coco ou vcs sugerem algum outro? De girassol serviria?
    valeu pelas dicas todas!

  14. Menu Bacana disse:

    Oi Liliane! Normalmente se utiliza 40% de cacau para a substituição do chocolate em pó nas receitas. Portanto, você poderá manter a quantidade de açúcar ( 2 xícaras (chá) de açúcar demerara) e substituir o chocolate em pó (2 xícaras (chá) de chocolate em pó sem leite) por 3/4 xícara (chá) de cacau 100%. Como o cacau demora bem mais para dissolver, uma dica é misturá-lo primeiro aos ingredientes líquidos e depois incluir na receita. 😉

  15. Liliane Pauchita disse:

    Olá! Estou em dieta porque só agora descobri que meu bebê tem aplv.
    Vou fazer esse bolo pro meu aniversario no sábado.
    Tenho aqui o cacau em pó 100% da mãe terra, qt devo usar nessa receita?
    Um bju

  16. Antônia disse:

    Olá. Se eu fizer a receita substituindo a farinha de arroz, a fécula de batata e o povilho doce por quantidades equivalentes de farinha de trigo o bolo ficaria bom?Obrigada.

  17. Menu Bacana disse:

    Oi Rosana! A fécula de mandioca é o mesmo que polvilho. Nesta receita, você poderá usar o polvilho doce e a fécula de batata poderá ser substituída por fécula de araruta. Na cobertura, você poderá usar somente o leite de inhame com os demais ingredientes e levar ao fogo até desgrudar do fundo da panela. 😉

  18. guerrarosana@hotmail.com disse:

    oi a fécula de madioca é a mesmo q polvilho, aqui na minha cidade nao acho fécula de batata, posso substituir por outro? e nessa cobertura o q posso por no lugar do amido de milho meu filho tb tem alergia de milho.

  19. rosarialobo disse:

    Delícia essa cobertura. Fiz hoje o bolo de cenoura, aqui do blog, substituindo a farinha de trigo pela farinha sarracena e fubá mimoso bem fino. No restante, segui a receita. Sabe que ficou mto bom?!
    Beijos, Carla!

  20. Rose Valentim disse:

    Oi, sempre vejo receitas com leitede inhame… mas para preparar em casa QUANTO INHAME DEVO USar? POR EXEMPLO, quanto de inhame e água para preparar 1 litro do leite?

  21. Menu Bacana disse:

    Oi Dany! Que ótimo! Ficamos muito felizes por ter gostado da receita! O leite de inhame é demais, hidrata a massa como nenhum outro! Muito obrigada pelo carinho 😉

  22. Dany disse:

    Oiiiii…. fiz esse bolo so troquei o leite de arroz por leite de inhame…… ficou ótimo…. essa página ta me ajudando muito…..

  23. rosarialobo disse:

    Que pena, fiz algumas substituições, por falta de alguns produtos, e o meu bolo ficou muito pesado e elástico. Em nada lembra a foto do bolo que mostrou pra gente, rs . Acho que pode ter sido o polvilho. Mas não vou desistir, não!
    Bjo

  24. Menu Bacana disse:

    Oi Suelen! Que maravilha! Ótima dica o purê de arroz! Nos bolos sem glúten, fica ótimo também você usar o arroz hidratado com o leite vegetal por aproximadamente umas 12 horas na geladeira no lugar da farinha de arroz, por exemplo! Muito felizes por você ter gostado da receita! 😉

  25. suelenagassisribeiro disse:

    Ooi!!! Cheguei em casa doida para comer um doce, mas como amamento e minha bebê tem alergia a proteína do leite de vaca, vim recorrer à vocês! Achei essa receita e resolvi tentar, só fiz algumas substituicoes… Troquei o purê de inhame por purê de arroz ( que eu peguei da tentativa de fazer oleite de arroz rsrs) e deu certo!!! Ficou muito gostoso!! Muito obrigada!!!

  26. Menu Bacana disse:

    Oi Fer! Que alegria saber que você gostou da receita! 🙂 O mix de farinhas dessa receita poderá ser usado sim para fazer outros sabores de bolos, mas ainda não testamos novos sabores do bolo sem glúten, mas logo logo sairá do nosso forninho!

  27. Menu Bacana disse:

    Oi Thaís! Pode substituir sim! Não há necessidade de aumentar a quantidade de açúcar ou incluir outro ingrediente. Sempre que for substituir o chocolate em pó, pode confiar que apenas 40% de cacau dá conta do recado! Como o cacau demora bem mais para dissolver, uma dica é misturá-lo primeiro aos ingredientes líquidos e depois incluir na receita. 😉

  28. Thaís disse:

    Olá!
    Quero.muito fazer essa receita e estou organizando os ingredientes. Posso usar cacau em pó? Se sim, devo acrescentar mais açúcar ou outro ingrediente?

  29. Menu Bacana disse:

    Oi Carla! Que delícia saber que vocês gostaram! As receitas sem glútem realmente são um pouquinho diferentes, mas o mais legal vocês já fizeram, se abriram a novas experiências e novos sabores! Muito obrigada pelo carinho! 😘

  30. Menu Bacana disse:

    Oi Jane! Que bom que você gostou da receita! É isso aí, receita boa é aquela que dá pra adaptar ao nosso paladar, dá próxima vez, diminua a quantidade de farinha de arroz e conte pra gente o resultado! Vamos testar aqui também um bolinho com sua sugestão! Muito obrigada pelo carinho!😘

  31. Carla L Santos disse:

    Boa noite, estou muito feliz por ter feito mais um bolo pra entrar no libro de receitas, claro q por falta de experiência em estar com todos esses ingredientes novos me atrapalhei, ou seja, comprei todos e esqueci do amido de milho, quando estava com todos os ingredientes secos, esqueci de cozinhar o inhame, kkkkkkkk, me diverti muito, e meu filho alérgico e o q não é alérgico se deliciaram, APROVADO, apesar de q para o meu paladar q nunca tinha consumido farinha de arroz e polvilho doce em receitas de bolo, senti um sabor um pouco diferente mas de modo geral ficou perfeito fofinho e com oleosidade no ponto. Obrigada e super indico

  32. Jane Caroline disse:

    Ei!
    Fiz hoje a receita e adorei! Ficou ótimo!! Poderia ficar melhor se eu colocar menos farinha de arroz da proxima vez….
    Obrigada e beijos!

  33. Menu Bacana disse:

    Oi Carla! Você poderá substituir o açúcar demerara pela mesma quantidade de açúcar refinado ou dividir as proporções entre refinado e mascavo. 😉

  34. marcia rigo disse:

    Uso 1 potinho de pure de maçã – papinha Nestlé. Fica molhadinho, macio e sem gosto residual.
    agora vou fazer com inhame. Parece delicioso!!!

  35. Menu Bacana disse:

    A gente que agradece tanta atenção e carinho, Renée! 😊😘😊 Promete que depois que você experimentar o purê de inhame em substituição aos ovos nas receitas, você conta pra gente o que achou? Estamos aqui de dedinhos cruzados pra você gostar tanto quanto nós, porque realmente fica muito bom! 😉

  36. Menu Bacana disse:

    Oi Rosi! Usamos o inhame em substituição ao ovo. Foi a melhor opção que encontramos até hoje, já que a consistência fica perfeita e não deixa rastros em relação ao sabor! O resultado é muito bom. Ainda não encontramos nada que substitua tão bem os ovos como o inhame nas receitas. E olha que já fizemos váários testes. Na falta do inhame, normalmente é usado outros ingredientes, como linhaça, purê de maça ou vinagre, por exemplo. Mas, infelizmente, o resultado não será o mesmo! Aqui estão algumas sugestões : http://pt.m.wikihow.com/Substituir-os-Ovos-em-Suas-Receitas.

  37. Renée disse:

    Obrigada pela receita, meu filho de 2 anos foi recém diagnosticado com alergia ao ovo e ao glúten, e desde os 3 meses já sabemos do APLV. Estava tendo dificuldade com bolos, nenhuma receita ficava realmente fofinho e sempre com o gosto da linhaça que mesmo gostando chega a enjoar. Mas esse já entrou no meu caderno de receitas. Muito obrigada!!!

  38. Tamara disse:

    Que maravilha! Sempre uso suas receitas e substituo por farinha sem glúten, agora estou feliz da vida por ser uma receita já sem glúten!

Os comentários estão desativados.