Como substituir o açúcar nas receitas?

O açúcar demerara poderá ser substituído por 70% da quantidade de xilitol ou a mesma quantidade de eritritol, açúcar de maçã, açúcar de beterraba, açúcar de coco, dentre outros adoçantes naturais.

Além das opções acima mencionadas, você poderá utilizar as pastas de frutas desidratadas. A pasta de tâmaras ou a pasta de uvas-passas brancas são ótimas opções, de acordo com o resultado que você pretende produzir. Nas receitas de bolos que possuem a massa com a cor escura, como o Bolo de Chocolate, você poderá substituir o açúcar por pasta de tâmaras desidratadas sem caroços.

 

Para fazer a pasta de tâmaras, siga o passo a passo:

  1. Coloque as tâmaras em uma panela com água o suficiente para cobri-las, leve ao fogo alto e ferva por 3 minutos.
  2. Descarte a água de fervura, leve as tâmaras ao processador e bata até formar uma pasta.

Você poderá conservar a Pasta de Tâmaras na geladeira por até 3 (três) dias ou no freezer por até 1 (um) mês.

Para uso nas receitas, o ideal é você acrescentar a pasta à massa das produções aos poucos e provar o sabor até que fique agradável ao seu paladar, mas nunca ultrapasse a quantidade de açúcar recomendado na receita. Por exemplo, se na receita, consta 1 xícara (chá) de açúcar demerara, utilize no máximo 1 xícara (chá) de tâmaras desidratadas inteiras sem caroços para produzir a pasta.

A referência será sempre a fruta sem caroço e não a pasta já finalizada para pesar a quantidade de açúcar a ser substituída.

 

Já nas receitas de bolos possuem a massa com cor clara, você poderá substituir o açúcar por pasta de uvas-passas brancas.

Para fazer a pasta de uvas-passas brancas, siga o passo a passo:

  1. Coloque as uvas-passas brancas em uma panela com água o suficiente para cobri-las, leve ao fogo alto e ferva por 3 minutos.
  2. Descarte a água de fervura, leve as uvas-passas brancas ao processador e bata até formar uma pasta.

Você poderá conservar a Pasta de Uvas-Passas Brancas na geladeira por até 3 (três) dias ou no freezer por até 1 (um) mês.

Para uso nas receitas, o ideal é você acrescentar a pasta à massa das produções aos poucos e provar o sabor até que fique agradável ao seu paladar, mas nunca ultrapasse a quantidade de açúcar recomendada na receita. Por exemplo, se na receita consta 1 xícara (chá) de açúcar demerara, utilize 1 xícara (chá) de uvas-passas brancas inteiras para produzir a pasta.

A referência será sempre a fruta inteira e não a pasta já finalizada para pesar a quantidade de açúcar a ser substituída.

Ao utilizar as pastas de frutas desidratadas, as massas ficarão mais pesadas, portanto aumente em 30% a quantidade de fermento em pó químico e de vinagre de maçã, para que assim, o crescimento de seus bolos não seja comprometido.

Não é recomendado utilizar as pastas de frutas desidratas para adoçar os alimentos de crianças menores de 2 anos, mas sim oferecer o alimento sem adição de nenhum tipo de açúcar ou adoçante.